Estudos Epidemiológicos volume 2


A palavra epidemiologia é de origem grega, onde a etimologia significa= epi (sobre), demo (população) e logos (estudo). Portanto, podemos considerar que a Epidemiologia é o ramo da ciência que estuda o processo saúde-doença em seres humanos e animais.

A palavra epidemiologia é de origem grega, onde a etimologia significa= epi (sobre), demo (população) e logos (estudo). Portanto, podemos considerar que a Epidemiologia é o ramo da ciência que estuda o processo saúde-doença em seres humanos e animais, pois visa analisar a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, os danos causados à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propostas de medidas específicas de prevenção, o controle ou erradicação de doenças e fornecimento de indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde (UNA-SUS, 2015).

Há três áreas de conhecimento principais associados a epidemiologia: a estatística, a Ciências da Saúde e a Ciências Sociais. A área de atuação inclui o ensino e a pesquisa em saúde, a avaliação de procedimentos e serviços de saúde, a vigilância epidemiológica e diagnóstico, e o acompanhamento da situação de saúde das populações.

Publique sua pesquisa epidemiológica na coletânea Estudos Epidemiológicos e contribua para a disseminação do conhecimento!

Prazo para submissão: 5 de abril de 2023.

Veja normas aqui.